domingo, 6 de maio de 2012

Cartas: retratos de vivências

     As turmas dos 5ºs anos, sentiram-se muito tocadas com a apresentação da personagem "Dona Lina". As crianças dialogavam sobre a ideia de enviar um bilhete para a senhora, no sentido de agradecer pela apresentação realizada. Assim, as professoras Liriam Maura e Vera  Ronsani, partindo do interesse dos envolvidos por esta troca, propôs que a turma escrevesse uma carta.
   A partir desta proposta, a professora trabalhou o gênero textual carta, na perspectiva de compreender sua função social e estrutura. 
     As turmas concluíram que este gênero seria uma produção coletiva. Contudo, uma dúvida surgiu... Enviar a carta para a Dona Lina ou para a professora Kelly? Durante esta discussão, muitos questionamentos foram levantados: se o envio for para a Dona Lina, como vamos entregar? Quando a veremos de novo? Podemos entregar para a professora Kelly e solicitar que ela entregue à Dona Lina? Não seria melhor já enviar à professora?  
   Através da mediação das professoras Liriam e Vera em cada turma, as crianças se dividiram em grupos e construíram cartas com destinatários diferentes: Dona Lina e professora Kelly. 

Durante a semana, as crianças entregaram as cartas à professora Kelly.

Cartas produzidas:
               







2 comentários:

  1. Excelente proposta de projeto, do qual nasce este blog! Acredito que este espaço virtual poderá acompanhar as várias edições deste projeto na escola.
    Abraços,
    Claudia Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Foi muito instigante e desafiador a produção destas cartas, pois todo o processo foi de iniciativa dos alunos e isso torna a atividade muito mais significativa. Eles se dividiram em grupos, escreveram as cartas, passaram a limpo e fizeram o envelope. Até para ir entregar a carta foi tudo combinado e aceito pelo grupo todo.
    Agora estão esperando a D. Lina de novo ... Onde tu tá D. Lina?

    ResponderExcluir